Está Autorizada a Cópia de Conteúdos deste Site, mediante citação da Fonte: www.ijuiempauta.com.br.

Oportunizar o acesso a história de Ijuí – principalmente os primeiros tempos de Colônia – pela internet – é o principal objetivo e projeto voluntário do Ijuiense Luis Carlos Ávila – o “Bagé” - que morou durante toda sua infância, juventude, parte da fase adulta e universitária  na cidade de Ijuí,  e que hoje está morando há mais de 16 anos em Blumenau, SC.

 

“Bagé” vem a Ijuí visitar familiares e aproveita para pesquisar e coletar mais subsídios sobre a história de Ijuí, a qual vem sendo registrada por Luis Carlos desde outubro de 2010, quando o blog "IJUÍ - MEMÓRIA VIRTUAL" (http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com.br/) foi oficialmente criado e colocado na internet. Hoje chegando a quase meio milhão de visualizações (mais de 476 mil até o momento), ou seja, pessoas que já acessaram alguma pesquisa, imagem, vídeo sobre a história de Ijuí, o que demonstra o quanto é importante disponibilizar nossa história na rede mundial de computadores.

 

Salienta ainda, que durante esses cerca de seis anos de existência do blog ele já postou, diariamente, somando hoje quase 2 mil artigos, fotos, reportagens de jornais, de revistas, textos e documentos históricos (alguns inéditos) sobre a história do município de Ijuí. Destaca, ainda, que há muito mais sobre a cidade de Ijuí, em especial, sua história mais antiga, a ser colocado no ar e pronto para ser acessado em qualquer lugar do mundo. (Bagé afirma que tem material em estoque,  e para ser postado, para os próximos cinco anos...).

 

Com o surgimento da internet hoje é possível socializar todo tipo de conhecimento, informações. “Não é mais possível guardar todo este “tesouro” sobre a história de Ijuí somente para mim. Precisamos abrir nossas gavetas e tirar de lá fotos históricas, artigos, escritos, cartas, etc. que poderão ajudar a revelar um pouco mais sobre a história de nossa cidade,  de seus moradores que ajudaram construir  nosso município, hoje tão grande e imponente na região e no estado”, declara Luis Carlos.

 

O alvo maior, segundo o historiador, no momento não é registrar a atualidade, e sim tentar resgatar um pouco mais de nosso passado, os primeiros tempos, as primeiras décadas, o "Ijuhy colonial". A história atual já está sendo muito bem registrada por diversos meios de comunicação existentes, como jornais, TV, rádios, internet. Agora a história “antiga” sim precisa ser melhor revelada e aberta ao público. Há muitas coisas/material, informações no museu da cidade, nas bibliotecas, mas o acesso as mesmas ainda é muito restrito e muitos nem sabem que tais documentos existem, ou não tem condições de chegar até eles rapidamente.  Muitas pesquisas e trabalhos importantes já foram feitos para resgatar e valorizar a história de Ijuí, mas estes também estão muito dispersos, alguns esquecidos  e desconhecidos.  Portanto, o alvo maior com o blog é resgatar todas essas pesquisas, documentos e colocar os mesmos a disposição das pessoas, em qualquer lugar do mundo – via internet.

 

Luis Carlos Ávila durante as décadas de 80 e 90, do século passado, se dedicou por muitos anos em pesquisar e conhecer melhor a história de Ijuí. Publicou vários trabalhos sobre a cidade de Ijuí, na forma de livros ou artigos para jornais locais. Destacam-se, entre outros trabalhos, a edição do “Guia Biográfico das Ruas de Ijuí”, “A História de Ijuí através da imprensa”, v. 1, “História da Comarca de Ijuí no seu Cinquentenário”.

 

No Guia Biográfico das ruas de Ijuí são registradas mais de 400 biografias de pessoas que ajudaram a construir a história de Ijuí. Foi um trabalho de pesquisa de campo e junto aos familiares das mesmas que durou mais de três anos. Já o livro sobre a imprensa de Ijuí é outro trabalho exaustivo de pesquisas em edições antigas dos jornais Correio Serrano e do Jornal da Manhã. Mais de 7 mil páginas de jornais foram lidas e resumidas, na edição do primeiro volume. Infelizmente, o projeto não teve mais continuidade.  Já o livro da  História da Comarca de Ijuí é fruto de um meticuloso trabalho de pesquisa sobre o início e a evolução do poder judiciário no município de Ijuí. Esta obra surgiu a partir de um concurso de redação instituído pela Câmara de Vereadores de Ijuí sobre o Cinquentenário da criação da Comarca de Ijuí, transcorrido no dia 19 de outubro de 1984. O trabalho tirou o primeiro lugar no concurso.

 

 A maioria das postagens tanto no Grupo como no Blog são pesquisas minhas, a partir do que já foi publicado na imprensa de Ijuí através dos anos e dos livros escritos sobre a nossa história. Igualmente material vindo de revistas comemorativas e alguma coisa de depoimento ou documentos antigos sobre a cidade. Hoje, eu também já recebo semanalmente  contribuições de vários amigos(as)  que se interessam ou pesquisam a história de Ijuí. Tenho claro o meu objetivo e papel durante todo projeto "Ijuí - memória Virtual", de ser um facilitador, um intermediário que conhece bastante sobre a história de nossa cidade, sabe onde estão as fontes e repassa essas informações para os interessados. De preferência com imagens e publicações escritas.

 

AMOR AO MUNDO DA IMPRENSA - COLEÇÃO DE JORNAIS....

 

Luis Carlos Ávila, que nasceu e morou por muitos anos no bairro Tiarajú, também é muito conhecido por “Bagé”, apelido que herdou de seu pai, natural dessa cidade gaúcha. Trabalhou por muitos anos no jornal Correio Serrano, nos mais diversos setores, desde entregador de jornal até auxiliar de redação. Nessa caminhada também iniciou uma coleção de jornais, por títulos diferentes, que hoje já chega a quase cinco mil exemplares de centenas de cidades brasileiras e de mais de 100 países do mundo. Segundo ele a coleção é de apenas um exemplar por cada título. Ou seja, um só exemplar do jornal da Manhã, um só do jornal Zero Hora, do Correio do Povo, etc... Também algumas séries especiais, sobre a troca de Papas, eleições nacionais, copa do mundo, etc. Assim são milhares de títulos e amostra do que tem sido publicado nos últimos dois séculos na imprensa mundial. Na coleção há muitas edições número 1, o que o valoriza ainda mais a coleção. Inclusive, segundo “Bagé”, ele já fez duas exposição em Ijuí e na época houve uma grande visitação do público regional. Um Blog sobre a coleção está em construção no seguinte endereço: http://jornaisdobrasiledomundo.blogspot.com.br/

 

Grupo no Facebook "IJUHY de ANTIGAMENTE"

 

O Grupo no Facebook "IJUHY de ANTIGAMENTE é uma continuidade do Projeto "IJUÍ - MEMÓRIA VIRTUAL" iniciado com o Blog no ano de 2010. No início do ano de 2014, com o crescimento e massificação das redes sociais Luis Carlos "Bagé" sentiu a necessidade de também ter, criar e levar um pouco do conteúdo histórico do Blog para as redes sociais. Foram várias as tentativas de acertos e erros, em especial no Facebook, até conseguir achar um padrão de gerenciamento e publicação na forma de um Grupo de amigos dentro do Facebook. Em novembro de 2014, iniciou oficialmente o Grupo de amigos "IJUHY de ANTIGAMENTE". Aos poucos, em horários de folga do trabalho, da família, finais de semana vai  publicando diariamente informações, fotos e pesquisas sobre a cidade de Ijuí.

 

Sabendo que no Facebook  é necessário ter textos  muito curtos, objetivos, ilustrados com imagens. Assim, passou a  produzir diversos infográficos (fotos com explicações e localizações dos fatos) sobre a história de Ijuí. Hoje o número de publicações no Grupo já passa de mil imagens e informações. A cada dia foi crescendo a divulgação do Grupo entre os ijuienses e amigos. E hoje já temos mais de 7 mil amigos/membros no Grupo IJUHY de ANTIGAMENTE.

 

A partir dos contatos feitos a partir do Blog, Bagé informa que muitos aderiram também ao projeto do Grupo. Através do Facebook facilitou em muito a interação entre as pessoas participantes e interessadas na história de Ijuí. Inúmeras postagens  geram entre 50 a 150 comentários somente sobre um assunto e dezenas de compartilhamentos entre os participantes. Alguns vídeos históricos já foram criados, como  sobre a queda da neve em Ijuí em 1965, as cascatas existentes nos rios de Ijuí, desfiles de 7 de setembros, desfiles e exposições da EXPOIJUÍ/FENADI, e outros...

 

PUBLICAÇÕES NO PORTAL "IJUÍ em PAUTA!"

 

Neste contexto, as publicações neste Blog no Portal "Ijuí em Pauta" serão uma seleção das melhores postagens feitas tanto no Blog como no Grupo do Facebook. A proposta inicial é de duas publicações por semana. Poderá haver algumas postagens exclusivas e objetivas para o Portal, de acordo com o tempo disponível do autor.

Atualmente, devido ao trabalho e por morar fora de Ijuí, Luis Carlos tem também suas limitações na execução desse projeto. Por isso ele solicita o apoio e ajuda de todas as pessoas interessadas na história de Ijuí a colaborar na construção e crescimento do Blog, do Grupo e também desta coluna no Portal IJUÍ em Pauta. Seja dando sugestões, escrevendo artigos, postando documentos, fotos, e principalmente divulgando a existência do mesmo entre seus conhecidos e amantes da história. Graças as novas tecnologias de informáticas disponíveis hoje, não é preciso mais se desfazer de uma foto de família, de um documento pessoal. Basta a pessoa  escanear  o documento e postar o mesmo diretamente no blog ou mandar para ele. O original sempre ficará com a pessoa, mas ainda assim ela estará dando uma importante e valiosa contribuição com a história de nossa cidade.

 

Bagé reside em Blumenau – SC e trabalha como Coordenador na área de edições e conteúdos da Cruz Azul no Brasil (www.cruzazul.org.br), ONG que atua na área da prevenção, tratamento e apoio para dependentes químicos e seus familiares.

Contatos: bagéEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

O ENDEREÇO DO BLOG É O SEGUINTE:

(http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com) com o seguinte nome: “Ijuí – Enaltecendo sua história e sua gente!”

 

ENDEREÇO DO GRUPO NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/groups/ijuhydeantigamente/ 

 

Contatos ou outras informações podem ser feitos pelo seguinte endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.    ou celular: (0xx47) 9963-0851, de Blumenau, SC.

 

Anunciantes:

Clima em Ijuí

 

Impostômetro


Veja quanto você já pagou de tributos do início do ano até agora, no país e só no estado.