Está Autorizada a Cópia de Conteúdos deste Site, mediante citação da Fonte: www.ijuiempauta.com.br.

Nesse princípio que nos dirige, vou trazer para a reflexão sobre o que vem a Cromoterapia: “... é um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente. A palavra tem origem no grego "khrôma" que significa "cor".

Dentro desta interpretação a cor rosa – refere-se a cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sangüíneo. Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores.

Pois é falando sempre em um assunto, que tentaremos é alcançar várias pessoas que possam estar aqui vinculadas e sejam atingidas, pelas palavras bem escolhidas dentro da informação que remeterá ao Outubro Rosa de 2017.

Prevenção sempre será uma das temáticas a serem trabalhadas dentro do setor da saúde, e como aqui é uma das páginas da WEB que não deixará de se reportar a esse tema, atrelada juntamente ao Sistema Único de Saúde.

Sabemos outrora que aqui já foi reportado a história desse fato, que gera em torno de uma cor e de um assunto voltado dentro da saúde da mulher, mas que de forma sucinta que traremos agora: Instituições públicas e privadas vem aderindo a campanha que ganha cada vez mais visibilidade e no mês de outubro o calendário é tomado por iluminações, palestras, mutirões de exames em locais selecionados e atividades culturais. Todos trabalhando pra conscientizar a sociedade e a mulher. Tudo muito válido e de um alcance importante. Essa campanha está voltada a todas as mulheres, de forma a conscientizá-las. E aqui ressalto prevenção se ensina também em casa. Que toda mãe, serve de exemplo no cuidado com sua própria saúde, deve pôr mais difícil que seja conversar com sua filha, sobre sexualidade, sobre como cuidar de seu corpo, se essa conversa se tornar difícil recorrer a Unidade Básica de Saúde que sempre terá lá alguém da enfermagem, um clinico, um ginecologista para ajudá-la.

E quando chegar o tempo, quem sabe as duas estarão dispostas a realizar o exame preventivo, mãe todos os anos, ou quando da prescrição da enfermagem ou do médico, sua filha de tempo em tempo com indicação. O exame da mamografia, quando chegar a idade certa para a mulher, e que em muitas as unidades está disposta. Os exames normais de saúde que você possa perguntar também o que a sua Unidade Básica está a ofertar nesses dias, que estão abrindo em período diferenciado. Sabemos que nem tudo na saúde está de acordo, mas não procurar o Serviço de Saúde, pode em muitas as vezes protelar algo que está ali. E que com conscientização, explicação, e prevenção dará muitos anos bons e com saúde em dia.

Nossa Vigilância tem que ser permanente. Tanto para o usuário para consigo mesmo, quanto do serviço disponível a cada cidadã que lá for buscar, orientação, explicação, apoio, tratamento, conversa, medicação, acolhimento. Defender o SUS público, gratuito, de qualidade e integral é defender as pessoas, principalmente a camada mais carente da população, e também disponibilizá-lo para todo os cidadãos que por vezes nunca utilizaram esse sistema, e que um porvir agora estão buscando. E a prestação de serviço disponível e prestado é de categoria, de confiança e de responsabilidade. Para que o cuidado não seja um favor prestado em determinados momentos ou meses específicos, mas uma política de governo, de compromisso com seu povo.

Nas unidades básicas de saúde do município de Ijuí haverá atendimento diferenciado nesse mês de Outubro de 2017 - Programação Especial da Secretaria Municipal de Saúde: Durante o mês de outubro, nas terças feiras (dias 3, 10, 17 e 24), todas as Unidades de Saúde estarão desenvolvendo suas atividades em horário estendido das 17 horas até as 21 horas, procure sua unidade e seja bem acolhido pelos profissionais que lá se empenham em promover um atendimento de presteza a cada um que se dispor a ir nesses dias a sua unidade, proporcionando que mais pessoas possam acessar o serviço. Que o Outubro Rosa aconteça com toda a prevenção que se impercute dentro do Sistema Único de Saúde!

 

 

 

 

 

REFERÊNCIA

https://www.significados.com.br/cromoterapia/

http://panoramafarmaceutico.com.br/2017/10/06/o-outubro-rosa-e-defesa-do-sus/

http://www.ijui.rs.gov.br/noticias/divulgada_a_programacao_do_outubro_rosa

 

 

 

Anunciantes:

Clima em Ijuí

 

Impostômetro


Veja quanto você já pagou de tributos do início do ano até agora, no país e só no estado.