Está Autorizada a Cópia de Conteúdos deste Site, mediante citação da Fonte: www.ijuiempauta.com.br.

No último sábado, dia 16 de setembro, no auditório da EFA/UNIJUÍ, o Fórum da Agenda 21 realizou o encontro mensal, que teve como pauta principal a apresentação dos dados das associações de catadores do município de Ijuí, através da representante da ITECSOL (Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social da UNIJUÍ), Elizandra Pinheiro da Silva.

Elizandra contextualizou a realidade social dos catadores, quem são, onde vivem, renda mensal com o trabalho, principais materiais coletados, enfatizando a importância do trabalho que realizam. Além disso, apresentou os dados relacionados aos materiais mais coletados nas ruas e as respectivas quantidades.

Quanto às associações, a representante da ITECSOL citou as quatro presentes no município: a ACATA, a ARL6, a ACAN e a GALERA DA RECICLAGEM. No final, Elizandra mostrou a tabela com o total de material processado pelas associações de janeiro a junho de 2017, concluindo que os resíduos chegam às associações ainda muito misturados, tornando-se impossível o seu reaproveitamento.

O encontro teve também a presença do diretor-presidente do DEMASI Enio dos Santos, do professor da UNIJUÍ e associado da AIPAN Daniel Cenci, da coordenadora sócio ambiental da SMMA Valdete Dalbelo, de veradores, professores municipais e estaduais, representantes de sindicatos e demais membros da comunidade, que discutiram a viabilidade da construção de um centro de triagem e a valorização do trabalho dos catadores através de uma remuneração e da garantia dos seus direitos.

O tema resíduos sólidos vêm sendo discutido ao longo de várias reuniões do fórum, devido à grande preocupação com a separação correta dos materiais e a qualidade com que os mesmos chegam às associações, possibilitando o seu total aproveitamento. 

Anunciantes:

Nós Apoiamos:

UFFS
UAB
Medicina em Ijui

Clima em Ijuí

 

Impostômetro


Veja quanto você já pagou de tributos do início do ano até agora, no país e só no estado.